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Renascimento e Perspectiva.

Entrega das chaves à São Pedro, 1481/82 – Perugino



Representar a realidade sempre foi uma preocupação dos artistas desde nossos antepassados nas cavernas, questões como forma, volume, cores, espaço eram problemas a serem superados. Dentre todos os outros períodos, o renascimento foi muito importante porque ele marca o momento de interface entre cultura arte e ciência. O renascimento é considerado a releitura da idade clássica, surge nele, o antropocentrismo e é nesse momento que surge, o que mais importa no momento, a perspectiva, onde há um diálogo entre a cultura, arte e ciência. Há além da perspectiva, uma outra característica: o retratismo, que busca ao máximo mostrar a realidade de um retrato numa pintura.



Muitos artistas utilizaram dessa característica para fazer a suas obras, e inclusive, ferramentas dessa forma de representar, está presente na obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.


Em sala de aula.. MÃOS À OBRA!!


Solicitado pelo professor, começamos a desenhar usando algumas características da perspectiva. Com uma "maleta" como objeto a ser desenhado começamos a traçar as primeiras linhas. Veja como ficou minha arte.


Neste caso foi utilizado um desenho de perspectiva isométrica, onde a perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.

Utilizando dos mesmo recursos, desenhei também uma mesa. Veja.

Dentro da perspectiva, há 4 elementos que guiam você na produção de uma obra. São eles:

Linha do horizonte:


É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador. Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.


Ponto de vista:


Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas. Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena compositiva ou num de seus lados, esquerdo ou direito.

Ponto de fuga:





É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF)Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.


Linhas de fuga:





São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade das faces em escorço dos objetos em perspectiva. O uso dos elementos da perspectiva, em conjunto, permitem a elaboração de esquemas gráficos necessários para desenhar objetos contextualizados em ambientes ou paisagens sem distorção estrutural.

Veja o meu desenho utilizando essas técnicas.



De maneira bastante dinâmica foi possível perceber que é fácil fazer arte, e fazer arte baseada em características utilizadas por grandes nomes da arte. Só foi necessário alguém para nos apresentar, vontade, um lápis, uma borracha e um papel. PRONTO, você agora é um artista. 


Então, é isso! Gostou de conhecer um pouco sobre essa brilhante técnica? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Referência:
Sobre Arte. Elemento de desenho: perspectiva. Disponível em <http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php> Visto em 17 jan 2018.






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