Pular para o conteúdo principal

Vamos conceituar?


Diferença entre frase e oração.

  Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

  Oração é toda construção linguística que contém um verbo ou uma locução verbal. Dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração. A questão aqui é que não necessariamente essa oração, sozinha, faz sentido. Muitas vezes, ela depende de outros elementos que se encontram dentro da frase para isso.

Conceito de Período.

  Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo.

Tipos de período

Período simples

 Os períodos simples são aqueles que não possuem mais do que uma oração em sua formação. Ou seja, toda a mensagem que o se deseja passar é transmitida com o uso de uma, e apenas uma, oração. Estes períodos são formados pelas orações absolutas.

Exemplo: Eu quero andar de bicicleta hoje.

Período composto

  Formado por orações subordinadas ou coordenadas, esse tipo de período é composto por duas ou mais orações em sua estrutura. A depender do tipo das orações envolvidas, o período recebe uma classificação diferente. Ele pode ser um período composto por subordinação, quando é formado por orações subordinadas, ou um período composto por coordenação, se as orações formadoras sejam coordenadas, independentes entre si.

Exemplos:

Eu amo minha família, eles são demais! — Período composto por coordenação.
Eu soube que você morrerá. – Período composto por subordinação.

Existem casos de períodos compostos por mais de duas orações que preenchem os dois tipos. São os períodos compostos por subordinação e coordenação. Normalmente são necessárias pelo menos três orações para formar um período desses.

Exemplo: Eu soube que ocaso está ficando sério e você está a frende de tudo.

Conceito de Parágrafo

 O parágrafo é uma unidade de discurso que em um texto escrito, expressa uma ideia ou argumento e que reproduz as palavras de um orador em um discurso. Encontra-se composta por um conjunto de orações que apresentam certa unidade temática ou embora sem tê-la se enunciam juntas.

 Existem vários tipos de parágrafos: narrativo (formada por uma sequência de afirmações, típico de uma notícia ou crônica), descritivo (potência o uso da palavra com uma descrição sensorial), argumentativo (seu objetivo é o de apresentar opiniões ou de outra forma rebatê-las para persuadir ao receptor), expositivo (explica ou desenvolve mais amplamente o tema apresentado), de compaixão ou contraste (compara objetos ou ideias com a intenção de marcar semelhanças e diferenças) e de enumeração (enumera situações que vão do mais ao menos importante).

Conceito de Tópico Frasal

  O tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear. Além disso, cada ideia nuclear determina a criação de um parágrafo próprio.
Normalmente, o tópico frasal é expresso em uma única frase, podendo, eventualmente, ser constituído de até duas frases curtas.

  O tópico frasal também pode ser apresentado a partir de uma definição, um procedimento comum na redação científica, uma vez que os termos chave da pesquisa precisam ser explicitados ao leitor. É fundamental ter em mente que cada tópico frasal não pode ser meramente apresentado; o mesmo precisa ser apropriadamente explorado, comentado, explicado, demonstrado pelo(a) autor(a). Em outras palavras, não se pode partir para outra ideia central sem se desenvolver primeiramente a ideia anterior.
O tópico frasal é a frase inicial de cada parágrafo, portanto, é a frase que resume de maneira assertiva todo o seu conteúdo. Por se tratar de uma afirmação categórica, é indispensável que o tópico frasal seja objetivo e conciso. 


Referências:
Diferenças entre Período, frase e oração na gramática. Disponível em <http://www.educacao.cc/lingua-portuguesa/diferencas-entre-periodo-frase-e-oracao-na-gramatica/> Visto em 20 nov 2017.
Frase, oração e período: qual é a diferença entre eles? Disponível em <https://comunidade.rockcontent.com/frase-oracao-e-periodo/> Visto em 20 nov 2017.
Período. Disponível em <https://www.gramatica.net.br/periodo/> Visto em 20 nov 2017.
Período. Disponível em <www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint4.php> Visto em 20 nov 2017.
Conceito de Parágrafo. Disponível em <http://queconceito.com.br/paragrafo> Visto em 20 nov 2017.
Tópico Frasal. Disponível em <http://www.escritaacademica.com/topicos/construcao-de-sentido/topico-frasal/> Visto em 20 nov 2017.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre Land Art ou Earth Art.

O termo “land art”, se traduzido, significa a “arte da terra” tendo como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico. A land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte donde a natureza além de suporte, faz parte da criação artística. Veja um exemplo do grande artista no mundo land art,  Robert Smithson.  " Plataforma Espiral ",  obra-prima de Robert Smithson ,  em Utah ,  Estados Unidos Geralmente os artistas usam materias advindos da natureza, como folhas, madeira, galhos, areia, rocha, sal, entre outros. Ao contrário da arte exposta nos museus, a land art propõe ultrapassar as limitações do espaço tradicional ao sair deles, posto que é realizada em espaços exteriores e, devido suas grandes dimensões, só é possível conhecê-las dentro de um museu por meio de fotografias. Obras do artista Andy Goldsworthy Algumas Principais Ca...

Conto, Microconto e Miniconto: qual a diferença?

 É normal a confusão na definições desses termos, mas realmente, há muitas definições e muitas características semelhantes, então trouxe para você um quadro comparativo onde será possível entender de vez essas diferenças. Agora sim, não é? Muito fácil. Já que estamos falando de facilidade, veja agora a definição de Gêneros Multimodais.   O  texto multimodal como um processo de construção textual ancorado na mobilização de distintos modos de representação. Isso remete não apenas aos textos escritos, mas também aos orais. Diante dessa acepção, a multimodalidade discursiva abarca não só a linguagem verbal escrita, como também outros registros, tais como: a linguagem oral e gestual.  Um dos aspectos relevantes nos textos multimodais é a grande utilização de imagens para a comunicação. O texto em que predomina um único modo semiótico (a escrita, por exemplo) muitas vezes não atende às novas necessidades da sociedade, que pede maior quantidade de informaç...

Renascimento e Perspectiva.

Entrega das chaves à São Pedro, 1481/82 – Perugino Representar a realidade sempre foi uma preocupação dos artistas desde nossos antepassados nas cavernas, questões como forma, volume, cores, espaço eram problemas a serem superados. Dentre todos os outros períodos, o renascimento foi muito importante porque ele marca o momento de interface entre cultura arte e ciência. O renascimento é considerado a releitura da idade clássica, surge nele, o antropocentrismo e é nesse momento que surge, o que mais importa no momento, a perspectiva, onde há um diálogo entre a cultura, arte e ciência. Há além da perspectiva, uma outra característica: o retratismo, que busca ao máximo mostrar a realidade de um retrato numa pintura. Muitos artistas utilizaram dessa característica para fazer a suas obras, e inclusive, ferramentas dessa forma de representar, está presente na obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa. Em sala de aula.. MÃOS À OBRA!! Solicitado pelo professor, começamos a desen...