As
Instituições Federais de Ensino Superior são fatores importantíssimos no
desenvolvimento regional e isso não nos deixa mais dúvida. A universidade
também é considerada como fator econômico, inclusive quando é analisada dados
socioeconômicos do Nordeste após a criação de várias universidades advindas do
programa REUNI (Programa de apoio e planos da restruturação e expansão das
Universidades Federais).
Baseada em dados e pesquisas essa mudança fortalece o
que Tânia Bacelar chama de “tendência a interiorização e a desconcentração
regional”, em seu texto "Nordeste: desenvolvimento
recente e perspectivas", que até então a concentração de IFES estavem nas regiões Sul e Sudeste, e em
parte no litoral brasileiro.
Essa
ação permitiu que muitas pessoas tivessem acesso ao ensino superior que comparado
ao quadro passado não tinham essa oportunidade. O governo acertou nessa
atitude, pois a redução da pobreza no norte e nordeste foi significante.
Carolina em seu ensaio "A tríade ensino-pesquisa-extensão e os
vetores para o desenvolvimento regional " mostra a importância da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão
defendida por ela em todo o texto. De forma clara ela mostra a visão de Guerra
e Barbosa (2002) sobre a principal função da Universidade, “é colocar produtos,
serviços e contribuições sociais (formação de recurso humanos, desenvolvimento
científico, tecnológico e tudo que contribui para desenvolver aspectos
socioeconômicos culturais da sociedade) a disposição da comunidade e do governo
satisfazendo suas necessidades.”
Segundo
Carolina, a fonte geradora de desenvolvimento é a tríade
Ensino-Pesquisa-Extensão e isso deve ser de conhecimento das IFES, essas devem
fazer mais do que simplesmente educar. A prova de que a universidade é fator de
desenvolvimento é quando se instala uma nova universidade, automaticamente ela
passar a ser elemento de desenvolvimento deste território, uma vez que ela
realize a sua função, conhecer as pessoas daquela região, realizar programas
efetivos para problemas recorrentes da mesma, cumprir seu papel preponderante
de atender as necessidades de formação dos indivíduos presentes no território
onde está inserida como forma de gerar a qualificação necessárias ao
crescimento.
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